
Cinquenta e sete novos casos de Aids foram confirmados em Caxias no último ano. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município alerta para a importância do diagnóstico rápido do vírus.
O atendimento é sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que dará orientação sobre o resultado final do exame. Quando são positivos, é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O CTA trabalha com a prevenção e o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV, Aids e hepatites virais, oferecendo aconselhamento coletivo e individual.
Em um levantamento feito, em junho do ano passado, em Caxias e municípios vizinhos, foram 260 casos positivos de HIV. De lá pra cá, 57 a mais, totalizando 317 casos. O índice por profissão é da seguinte forma: Lavradores com 71 casos, autônomos com 53 e donas de casa com 50. Profissionais do sexo apareceram com 13 casos. Para esta assistente social, responsável pelo levantamento na região, esse crescimento tem um motivo.
Mulheres grávidas devem ter atenção redobrada fazendo acompanhamento médico e exames de pré-natal que tornam a gestação mais segura. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que o Maranhão tem mais de cinco mil casos de Aids confirmados.
Fonte: Central de Noticias
0 comentários:
Postar um comentário