quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Suécia está alertando homens sobre o peixe “arranca-testículos”


A Suécia está alertando para que os homens fiquem de sunga ao entrar na água.

O peixe, conhecido como pacu, mas apelidado em alguns locais como “arranca-bagos”, recebeu esse nome ‘estranho’ após ter atacado alguns banhistas sem sunga e arrancado parcialmente os testículos. Alguns não tiveram o órgão completamente arrancado, mas devido a complicações da mordida, tiveram que removê-lo completamente através de cirurgia.

A Universidade de Copenhagen emitiu nota informando que a Suécia está alertando para que banhistas do país, bem como turistas, não retirem a sunga em nenhuma hipótese quando estiverem tomando banho em águas do litoral da parte sul do país.

Os pacus são peixes que alcançam, em média, 25 kg. Na verdade, eles não costumam atacar os humanos, pois eles se alimentam de pequenos vegetais, sementes que caem das árvores e insetos.


O que acontece, na verdade é uma confusão. O peixe que está faminto pode confundir o formato dos testículos como algo característico de sua alimentação, cometendo um equívoco que pode ser extremamente prejudicial e doloroso.

Seus dentes são extremamente semelhantes aos dos humanos. Seu habitat original são as águas da América do Sul e os cientistas não compreendem ao certo como eles foram parar em águas dinamarquesas.

Uma das possibilidades levantadas é que um parque local, chamado Blue Planet Aquarium, que tem a espécie viva em aquários gigantes, possa ter descartado alguns exemplares ou ovos.

Fonte: Jornal ciência